Ibratep – Inst. Bras. de Tecnologia Profissional

FUSÍVEIS DE PROTEÇÃO

Fusíveis são dispositivos que protegem os condutores de uma instalação elétrica contra danos causados por sobrecargas de corrente ou curto circuito. Funcionam como válvulas, cuja finalidade básica é cortar o fluxo de corrente, toda vez que a quantidade de energia que trafega pelo condutor for excessiva e puder causar danos ao sistema.

Quando ocorre na instalação elétrica uma sobrecarga demorada ou um curto circuito, o fio fusível se aquece além do normal e se funde, abrindo o circuito e interrompendo a circulação dos elétrons, protegendo os condutores, evitando a queima da sua capa isolante.

O curto-circuito é o contato direto acidental entre os condutores de uma rede. Pode ser entre fases ou entre fase e neutro. Pode ocorrer devido a algum problema na própria rede ou no interior de alguma máquina ou equipamento.

Quando ocorre um curto circuito a resistência elétrica cai a zero a e corrente atinge valores elevados, ou seja, vai ao seu ponto máximo, neste momento o fio fusível se funde.

Sem uma proteção adequada ao circuito, danos graves poderão ocorrer e o risco de incêndio é muito grande. O fusível é um dispositivo de proteção simples e econômico e, por isso, amplamente utilizado.

A principal característica de um fusível é a sua corrente nominal e a sua tensão de serviço, isto é, o valor máximo da corrente e da tensão que o mesmo suporta em regime contínuo, sem abrir.

Alguns tipos de fusíveis, são de ação retardada, são assim chamados por apresentarem um tempo relativamente longo para abrir. Outros, chamados rápidos, abrem em um tempo bem menor, na mesma corrente. Esta diversidade é necessária, uma vez que cargas comuns como motores têm um pico de corrente na partida que deve ser suportado e, portanto, o tipo retardado deve ser usado.

Exemplo de alguns dos tipos de fusíveis mais usados nas instalações elétricas:

Fusíveis NH – Os fusíveis NH são geralmente aplicados na proteção de instalações elétricas e industriais.

Fusíveis DIAZED – Os fusíveis DIAZED são geralmente utilizados em instalações elétricas, comerciais e industriais, tanto na proteção dos circuitos de trabalho como nos de comando.

Fusíveis tipo cartucho – Os fusíveis tipo cartucho destinam-se a proteção de circuitos não sujeitos a correntes transitórias elevadas, como circuitos de iluminação e pequenos motores elétricos.