404 Not Found


nginx/1.18.0 (Ubuntu)
Ibratep Dicas Fio terra
atendimento@ibratep.com.br (11) 9 8467-4131
O FIO TERRA
13/02/2016

O fio terra, muitas vezes desprezado, mas muito importante para sua segurança! É o condutor cuja função é conectar à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Diz-se que um dispositivo está “aterrado” quando está conectado ao condutor designado a função de aterramento – o terra do circuito.

As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas evitando que elas sofram choques elétricos. Como o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa se encosta a um equipamento elétrico ela estará sujeita a levar um choque, que nada mais é do que a sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. O conceito básico da proteção contra choques é o de que os elétrons devem ser desviados da pessoa.

A existência de um adequado sistema de aterramento também pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.

Todo circuito elétrico bem projetado e executado deve ter um sistema de aterramento. Um sistema de aterramento adequado projetado e instalado minimiza os efeitos destrutivos de descargas elétricas (e eletrostáticas) em equipamentos elétricos, além de proteger os usuários de choques elétricos.

Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos, dois dos quais são fase ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra.

O fio cobre é um milhão de vezes melhor condutor do que o corpo humano, por isso se oferecermos aos elétrons dois caminhos para eles circularem (sendo um o corpo e o outro um fio), a maioria deles circulará pelo fio, minimizando os efeitos do choque na pessoa. Esse fio pelo qual irão circular os elétrons que escapam dos aparelhos é chamado de fio terra.

Assim, a função do fio terra é recolher elétrons “fugitivos”, mas muitas vezes as pessoas esquecem de sua importância para a segurança.