comercial@ibratep.com.br (11) 98467-4131

exemplos de redes de alimentação residencial

O fase é um condutor energizado, portanto o contato direto com esse fio provoca choques elétricos e perigosos, por isso deve passar pelos disjuntores, pelos fusíveis, chaves ou interruptores.

O neutro é um condutor desnergizado, entretanto pode também dar choques, quando tiver sob a ação do retorno. Esse condutor é utilizado para completar o circuito e ao mesmo tempo dar o equilíbrio necessário para o perfeito funcionamento dos elementos instalados. O neutro nunca deve passar por fusíveis, disjuntores, chaves ou interruptores, pois se for interrompido, pode provocar um desequilíbrio total na instalação, podendo até danificar os elementos da instalação como: rádio, televisão, geladeira, etc.

No esquema acima, vemos o Voltímetro (aparelho usado para medir Volts), simulando a medição da tensão de serviço entre os fios que formam uma rede elétrica. Observe que a tensão entre o neutro e o condutor terra é igual a zero Volt, pois ambos estão no mesmo potencial. Apesar dos condutores neutro e terra estarem no mesmo potencial, cada um tem a sua função ou seja: o neutro como já foi dito, serve para completar o circuito e ao mesmo tempo para dar equilíbrio na instalação, enquanto o terra serve para proteger as pessoas de um possível choque elétrico, logo não deve ser usado como neutro e nem o neutro como terra.